Polícia Civil desvenda golpe dos iPhones e prende receptadores
A Polícia Civil da Bahia, por meio da 1ª Delegacia Territorial, concluiu nesta segunda-feira (16) as investigações sobre a aquisição fraudulenta de 11 iPhones, ocorrida em junho deste ano.
As investigações, iniciadas em junho, revelaram que os criminosos utilizaram um golpe conhecido como “cartão virtual” para adquirir os aparelhos. Após a denúncia, a polícia conseguiu recuperar dez dos aparelhos, avaliados em milhares de reais. Nesta segunda-feira, o último iPhone, no valor de R$ 8.389,00, foi localizado e restituído à vítima.
Com a recuperação do último aparelho, a polícia conseguiu identificar uma rede de receptação envolvendo cinco pessoas. Entre os envolvidos estão três comerciantes que são proprietários de grandes lojas de venda e revenda de celulares da marca Apple, tanto novas quanto seminovas. Essas lojas, além de possuírem lojas físicas, também atuam de forma online através do Instagram. Um dos estabelecimentos está localizado no centro de Vitória da Conquista.
De acordo com as investigações, os comerciantes sabiam da origem ilícita dos aparelhos e mesmo assim os adquiriram, praticando assim o crime de receptação qualificada. Essa modalidade de crime prevê pena de até oito anos de prisão, uma vez que os envolvidos se aproveitaram de sua posição no mercado para dar um destino lícito aos produtos oriundos do crime, dificultando a identificação da origem ilícita dos bens.
Outras duas pessoas foram indiciadas pelo crime de receptação simples, cuja pena é de até quatro anos de prisão.
A Polícia Civil alerta a população para a importância de verificar a procedência dos produtos antes de adquiri-los, principalmente em relação a eletrônicos de alto valor. Ao comprar um celular, por exemplo, é fundamental solicitar a nota fiscal e verificar se o IMEI do aparelho (número de identificação único do equipamento) está registrado no nome do vendedor.