Vitória da Conquista inaugura ambulatório para tratamento de epidermólise bolhosa
O Complexo Hospitalar de Vitória da Conquista deu um passo importante na área da saúde. Foi inaugurado, nesta quarta-feira, o Ambulatório de Epidermólise Bolhosa no Hospital Afrânio Peixoto. A unidade passa a ser referência no atendimento a pacientes com essa doença rara e crônica, que afeta principalmente crianças e provoca bolhas e feridas na pele e mucosas.
Antes realizado no CEUAS da UESB, o serviço agora ganha estrutura hospitalar mais completa, integrada à rede estadual de saúde. O novo ambulatório conta com uma equipe multidisciplinar, com profissionais de dermatologia, pediatria, enfermagem, nutrição, psicologia e serviço social. Os pacientes também terão acesso a exames e curativos fornecidos pela Secretaria da Saúde do Estado. Já os suplementos alimentares continuam sendo entregues pelas farmácias dos municípios.
A mudança também facilita a rotina das famílias. Os curativos, que antes eram retirados no Núcleo Regional de Saúde, agora estão disponíveis diretamente no Hospital Afrânio Peixoto. Atualmente, 39 pacientes estão em transição para o novo serviço. E os novos casos seguirão o fluxo de regulação do município.
Nos dias 14 e 15 de abril, a equipe do hospital passou por capacitação para garantir um atendimento mais humanizado. A iniciativa faz parte do esforço do Governo da Bahia para ampliar o acesso à saúde especializada e reforçar o cuidado com pessoas que vivem com doenças raras no interior do estado.